domingo, junho 16, 2013

Human Planet (Planeta dos humanos)


O respeito é filho do conhecimento; da consciência de que existem diferentes povos, línguas, costumes, culturas, tradições, religiões, biótipos, condições, estilos e escolhas de vida. E esta diversidade só pode ser testemunhada, explorada e, principalmente, preservada, se nos permitirmos expandir nossos horizontes e testemunhar pelo menos uma boa parte do que existe no mundo.  Viajar é o caminho! Seja a experiência física em si, de se deslocar de um lugar para o outro, ou a imersão da mente em outras maneiras de se viver e de ser, através de livros, filmes, músicas, documentários e exposições de arte  sobre outros países. Amizades e relacionamentos interculturais também oferecem experiências de vida raras e preciosas.
Viajar é fatal para o preconceito, a intolerância e as ideias limitadas; só por isso, muitas pessoas precisam muito viajar. Não se pode ter uma visão ampla, abrangente e generosa dos homens e das coisas, vegetando num cantinho do mundo a vida inteira."

Mark Twain


DICA: assista ao documentário Human Planet (Planeta humano). As imagens abaixo são deste documentário incrível, que foi dividido em 8 partes: Oceanos, Desertos, Ártico, Florestas, Montanhas, Pastos, Rios e Cidades.

Há muito tempo eu não me sentia tão minúscula diante e tão ignorante sobre a imensidão, beleza, riqueza e diversidade extrema das paisagens, dos povos e das muitas maneiras de se viver neste mundo. Este documentário é um instrumento de humanização individual e coletiva, e o que eu senti e aprendi ao assisti-lo ficará guardado para sempre em minha memória.

 




























Postar um comentário

Postagens populares