segunda-feira, julho 26, 2010

Compreensão dos Transtornos Mentais e Comportamentais


"Embora a promoção de informações sobre a saúde mental para todos os membros da sociedade seja uma meta importante, ainda há muito o que aprender sobre como atingir esse objetivo. Por outro lado, existem hoje intervenções eficazes para uma série de problemas de saúde mental. Devido ao grande número de pessoas afetadas por Transtornos Mentais e Comportamentais, muitas das quais nunca receberam nem receberão tratamento, bem como o fardo social, familiar e pessoal resultante dos transtornos não tratados, este relatório (da OMS) se concentra nos Transtornos Mentais e Comportamentais, mais do que nos conceitos mais amplos da saúde mental.

A separação artificial dos fatores psicológicos e sociais tem constituído tremendo obstáculo a uma verdadeira compreensão dos Transtornos Mentais e de Comportamento. Na verdade, esses transtornos são semelhantes a muitas doenças físicas, pelo fato de resultarem de uma complexa interação de vários fatores. Por muitos anos, os cientistas discutiram a importância relativa dos fatores genéticos versus fatores ambientais no desenvolvimento de Transtornos Mentais e de Comportamento.

A evidência científica moderna indica que os Transtornos Mentais e Comportamentais resultam de fatores genéticos e ambientais ou, noutras palavras, da interação da biologia com fatores sociais. O cérebro não reflete simplesmente o desenrolar determinista de complexos programas genéticos, nem é o comportamento humano mero resultado do determinismo ambiental. Já desde antes do nascimento e por toda a vida, os genes e o meio ambiente estão envolvidos numa série de complexas interações. Essas interações são cruciais para o desenvolvimento e evolução dos Transtornos Mentais e Comportamentais.

TIPOS DE TRANSTORNOS MENTAIS:

Transtornos mentais orgânicos, inclusive os sintomáticos - demência na doença de Alzheimer, delírio.

Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa - o uso prejudicial de álcool, síndrome de dependência de opiáceos.

Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes - esquizofrenia paranóide, transtornos delirantes, transtornos psicóticos agudos e transitórios.

Transtornos do humor (afetivos) – transtorno afetivo bipolar, episódios depressivos.

Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes - ansiedade generalizada, transtornos obsessivo-compulsivos.

Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos - transtornos da alimentação, transtornos não-orgânicos do sono.

Transtornos da personalidade e do comportamento do adulto - transtornos paranóicos da personalidade, transexualismo.

Retardo mental - retardo mental leve.

Transtornos do desenvolvimento psicológico - transtornos específicos da leitura, autismo infantil.

Transtornos do comportamento e transtornos emocionais que aparecem habitualmente durante a infância e a adolescência - transtornos hipercinéticos, distúrbios de conduta, tiques.

Transtorno mental não especificado

Ainda há muito o que aprender sobre as causas específicas dos Transtornos Mentais e Comportamentais, mas as contribuições da neurociência, da genética, da psicologia e da sociologia, entre outras, desempenharam importante papel informativo da nossa maneira de compreender essas complexas relações. Uma apreciação cientificamente fundamentada das interações entre os diferentes fatores contribuirá poderosamente para erradicar a ignorância e dar um fim aos maus-tratos infligidos às pessoas que sofrem desses problemas."

Esse post consiste na transcrição de partes do relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), da ONU, para o ano de 2001, sobre saúde mental no mundo, editado em português pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) sob o título: Saúde Mental, Nova Concepção, Nova Esperança. Para ler mais trechos desse relatório e ler informações detalhadas sobre os transtornos mentais clique aqui.

Fontes:

Texto: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=339&sec=29

Imagem: http://www.scielosp.org/img/revistas/csc/v14n2/a25fig02.gif

Postar um comentário

Postagens populares