sexta-feira, junho 18, 2010

DEPUTADO FEDERAL DOMINGOS DUTRA (PT-MA) EM GREVE DE FOME PELA DEMOCRACIA


APÓS 30 ANOS LUTANDO PELA MANUTENÇÃO DA DEMOCRACIA O DEPUTADO FEDERAL (PT-MA) DOMINGOS DUTRA É VÍTIMA DE UM ATO HISTÓRICO DE INTERVENCIONISMO POLÍTICO: A CÚPULA NACIONAL DO PT ANULA UMA VOTAÇÃO LEGÍTIMA E OBRIGA O PT DO MARANHÃO A APOIAR A CANDIDATURA DA FAMÍLIA QUE É O SÍMBOLO MAIOR DE CORRUPÇÃO DO NOSSO PAÍS: A FAMÍLIA SARNEY.


Dutra, que é Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos e que foi relator da CPI carcerária, entrou em greve de fome no plenário da câmara dos deputados, em Brasília, na última sexta-feira, dia 11 de junho e desde então já perdeu 3 kg, apresenta um estado avançado de desidratação e tosse.

Emocionado, o Deputado Domingos Dutra (PT-MA) discursou no Plenário da Câmara, na terça-feira, dia 15 de junho de 2010, juntamente com o líder camponês e um dos fundadores do PT Nacional, Manoel Conceição.

Leia, abaixo, o discurso na íntegra:

Senhor Presidente, Srs. Deputados, todos vocês que me assistem, eu gostaria muito de não receber aqui a solidariedade da oposição, o que eu queria ter é a solidariedade dos meus companheiros de partido, não a mim, mas a Mané da Conceição, que está ali, que perdeu uma perna a mando do Senador Sarney, quando ele foi Governador; o Mané da Conceição que teve o pênis furado com prego na ditadura; o Mané da Conceição; que foi estuprado durante a ditadura; o Mané da Conceição que passou 9 meses preso numa solitária gelada; o Mané da Conceição que foi para o exílio e lá, no exílio, articulou a fundação do PT. Eu gostaria, Genoíno, que você fosse solidário a nós, e não que fizesse a canalhice que fizeram conosco no Maranhão. Nós não estamos falando, Sr. Presidente, da briga interna do PT, mas sim da briga pela democracia.

Há 46 o povo do Maranhão é humilhado por um miserável. O Maranhão é o único estado do Brasil que não sofreu alteração depois da ditadura. No Piauí, o Alberto Silva derrotou os Portela, por isso que deu Wellington, do PT. No Pará, deu Ana Júlia, porque o Jader Barbalho, do PMDB, derrotou o Passarinho. No Ceará, deu Ciro Gomes, agora está dando Cid Gomes, porque lá os generais foram derrotados há mais de 20 anos.


No Maranhão, em 1986, Sarney fez um acordo com o PMDB do Cafeteira e nunca mais saiu do Governo. A nossa transição atrasada foi em 2006, com a eleição de Jackson Lago. E o que aconteceu? Cassaram o Jackson e não o deixaram governar para que Sarney colocasse a filha no poder. E agora nós fizemos o encontro do PT baseados nesta merda de Diretório Nacional, baseados nesta outra resolução. (O Deputado exibe os documentos.) Fizemos um encontro. José Eduardo Dutra foi na véspera. Reuniu-se com a gente, pediu paz, pediu que respeitássemos o encontro. No dia seguinte, nós realizamos o encontro. Ficou o Paulo Frateschi. Eles tinham 94 votos, com apoio da mídia, com apoio da máquina. Nós tínhamos 81. Na hora do debate político, com o choro de Domingos Dutra, de Terezinha e de Manoel da Conceição, os nossos 81 votos subiram para 87, e os 94 votos deles desceram para 85.

O resultado apertado de 87 votos a 85 a favor da aliança com Flávio Dino foi anunciado e homologado pelo Secretário Nacional do PT, Paulo Frateschi, que em seu discurso descartou qualquer possibilidade de intervenção da direção nacional do partido. E disse Paulo Frateschi: “Testemunhei uma das atividades petistas mais autênticas, mais vigorosas. É assim que se faz política no PT. As regras foram seguidas. Tem uma proposta vencedora, e é com ela que o PT vai trabalhar.” E depois, Sr. Presidente, essa praga do Sarney moveu uma campanha para acabar o encontro. Em primeiro lugar, pediu intervenção. Como eu ameacei aqui no plenário acabou não havendo nenhuma. Depois tentaram anular a nossa votação. Não conseguiram. Pressionaram o PCdoB para tirar. Não conseguiram. E, por fim, na sexta-feira, o Diretório Nacional, sem processo, sem direito de defesa, sem quorum, sem rito, resolveu anular o encontro.

Pior do que isso, porque, por este regulamento, Genoíno, está dito que quem escolhe os candidatos são os estados. Mas o que fizeram? Anularam a decisão do estado. E, pior do que isso, entregaram o PT de “mão beijada” para Roseana Sarney. Por que entregaram? Porque lá eles não têm maioria. Fizemos dois encontros, com quorum. Não obtiveram maioria, nem mesmo com o apoio da máquina. Então, o Diretório Nacional aqui, de cima para baixo, decide entregar o PT para Roseana.


Genoíno, seja solidário ao Manoel! Genoíno, seja solidário à sua história, porque você está sendo solidário a um oligárquico, perverso, criminoso, corrupto deste País?!

É por isso que estamos aqui, Sr. Presidente. Estou em greve de fome. Ontem o Gilberto Carvalho disse que a gente pode ficar aqui, porque o Bispo fez greve lá no São Francisco, e não mudou nada. Pois nós vamos ficar aqui. O Manoel da Conceição vai ficar aqui. Vai morrer. Eu vou morrer aqui, para que se respeite a legalidade partidária, para que se respeite a democracia. Nos matem! Por que não nos expulsaram do partido? Teria sido mais justo? Agora, nos humilhar...

Procurei o José Eduardo Dutra. Não nos deu resposta. Eu, Flávio Dino, Ribamar Alves mandamos um pedido de audiência com o Padilha. Deu o silêncio como resposta. Eu, Manoel da Conceição, Terezinha solicitamos uma audiência com o Padilha. Nada. Tentaram nos destruir. Nunca conversaram com a gente. Nunca! Por isso, Sr. Presidente, estou aqui. (O Deputado exibe um par de algemas.) Comprei uma algema para me algemar com o Manoel da Conceição, porque eu vim aqui foi pra ver quem é que colocaria a mão em mim ou no Manoel da Conceição. Mas fui coerente, porque a briga não é com este Parlamento; a briga é com o assassino do Maranhão.


O Manoel da Conceição está ali no canto, mais uma vez escondido na história. Nós o deixamos ali. Hoje eu e Manoel da Conceição tivemos que tomar um banho no banheiro dos vigilantes porque no plenário não tem chuveiro. É muito triste — eu tirei foto — ver o Manoel nu, andando como uma criança, só com um toco de perna!


Genoíno, pelo amor de Deus, é para esse oligarca, que tirou a perna do Manoel, que vocês entregam o PT? Então filiem o Sarney no PT, mudem o nome do PT, porque a D. Roseana Sarney é a favor do latifúndio, é a favor do poderoso, é da corrupção. Ou alguém não sabe que o Fernando Sarney só não está na cadeia porque o pai é Presidente do Senado? Será que o Lula, com tudo o que faz, nada gera crédito? Derrotou o Tião. Debochou do Lula. Derrotou a Ideli Salvatti. E agora o Presidente Lula o salvou da degola. Mas isso não gera crédito para nós. Ele agora quer a nossa alma! Pois esse filho de uma mãe não vai ter nossa alma, pode ter nosso corpo. Está dito o recado.


Para concluir, quero dizer, com muita emoção que a nossa aliança lá, Genoíno, é 100% Dilma. Ficam mentindo que somos tucanos. Imaginem eu, que voto 100% com o Governo! Todo dia recebo mensagem dos aposentados me esculhambando porque votei no fator previdenciário. Mas Berzoini, que nos cassou, votou contra o Governo. Como é que podem me chamar de tucano?


Lá somos 100% Dilma. É o PSB, o PCdoB, é Flávio Dino. Roseana Sarney tem o DEM, Senhor Presidente, do seu partido, que vai fazer campanha para José Serra, mas está com Roseana; tem o PV, de Sarney Filho, que vai fazer campanha para Marina Silva, e está no palanque; tem o PTB.

Portanto, o PMDB que é democrático. Na Bahia, o PMDB pode derrotar nosso companheiro Jaques Wagner, e não houve intervenção. Mas no Maranhão se faz. No Pará, quer destruir nossa companheira Ana Júlia, e não tem intervenção. Tira o PT de Minas, mas,no Rio Grande do Sul, em vez de o PMDB apoiar o Tarso, tira o Prefeito da Capital para derrotar Tarso. Pelo amor de Deus, onde está a reciprocidade? É tudo venha a nós para eles, e, para nós, nos lascando. Senhor Presidente, muito obrigado. Desculpe-me pelas lágrimas. Ninguém faz greve de fome por lazer. Semana passada eu pesava 65 quilos, agora estou com 63, mas ainda assim prefiro ficar aqui, para manter nossa honra. Ou nos expulsem do partido, ou tenham vergonha, respeitem as regras do partido.

Aqui, Genoíno, não se trata mais de derrotar. A Dilma vai ser Presidente, está crescendo nas pesquisas. Vamos deixar dessa chantagem barata para colocar a Dilma acima e à frente de tudo, entregando o PT e a nossa honra ao Sarney.

Em nome do Brasil, da democracia e de Manoel da Conceição, nós vamos resistir! Muito obrigado. (Palmas)

Fontes:

www.domingosdutra.com.br

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/em+greve+de+fome+domingos+dutra+vira+homem+placa/n1237668959726.html

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dutra-chega-ao-6-dia-em-greve-de-fome-e-recebe-visita,568166,0.htm

Postar um comentário

Postagens populares