quarta-feira, janeiro 06, 2010

ABAIXO O PHOTOSHOP!




O ano começou com o mundo da moda questionando a ditadura da magreza e o uso do Photoshop. A reação da mídia foi rápida. Chega às bancas na próxima semana a revista V que traz as modelos Jacquelyn Jablonski e Crystal Renn usando a mesma roupa e fazendo a mesma pose.

Sob o título One size fits all, a magrinha Jacquelyn e a modelo plus-size Renn aparecem usando as mesmas roupas e fazendo as mesmas poses, sugerindo que a beleza está presente em silhuetas de todos os tamanhos. Renn usa manequim 46. As fotos foram feitas pelo americano Terry Richardson.

Renn, de 23 anos, começou a carreira aos 14 anos e já sofreu de anorexia ao tentar se encaixar nos padrões da indústria da moda. Depois de engordar mais de 30 quilos, sua carreira voltou a decolar e ela fotografou diversas campanhas e capas de revistas como modelo fora dos padrões.

A mesma edição traz um editorial como modelos gordinhas, com o tema ´Curves Ahead´(Curvas à frente). Candice Huffine, Marquita Pring, Michelle Olson, Tara Lynn e Kasia P posaram de calça jeans justa e top ou de body, revelando curvas generosas, bem mais recheadas do que as das modelos convecionais.

Outra revista que se junta ao coro é a Marie Claire australiana, que traz na edição de fevereiro a ex-Miss Universo Jennifer Hawkins nua na capa sem retoques.






O que se vê na imagem são marcas na pele, diferente da imagem perfeita exibida quando as fotos são submetidas ao tratamento com Photoshop. Apesar do aspecto mais natural, a modelo exibe formas enxutas, dignas de uma top model, o que já causando reações negativas por parte das leitoras e da imprensa mundial.

O editor da revista Jackie Frank declarou que uma pesquisa com mais de 5 mil leitoras revelou que apenas 12% delas está feliz com seu corpo. A foto de Hawins será leiloada no fim do mês e a renda será doada à Butterfly Foundation, que apoia mulheres que sofrem de distúrbios alimentares. 

Michelle Achkar


Fonte: http://moda.terra.com.br/interna/0,,OI4188128-EI1119,00-Gordinhas+e+naophotoshopadas+estampam+capas+de+revistas.html



Postar um comentário

Postagens populares