domingo, junho 07, 2009

O MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE MEDICAÇÕES COM FENILPROPALAMINA

O Ministério da Saúde através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, suspendeu por meio da Resolução 96, a fabricação, distribuição, manipulação, comercialização e armazenagem de medicamentos com o princípio ativo denominado FENILPROPALAMINA.

A medida foi tomada depois que a 'Food and Drug Administration', (FDA), dos Estados Unidos, constatou que a substância vinha provocando adversos FATAIS em usuários americanos (hemorragia cerebral). No Brasil a suspensão é preventiva, uma vez que não existem casos relatados.

A FENILPROPALAMINA está presente em 21 medicamentos, especialmente nos antigripais.

Os medicamentos suspensos são os seguintes:

1) Bernadryl dia e noite.

2) Contac

3) Naldecon Bristol

4) Acolde

5) Rinarin Expectorante

6) Deltap

7)! Desfenil

8) HCl de fenilpropalamina

9) Naldex

10) Nasaliv

11) Decongex Plus

12) Sanagripe

13) Descon

14) Descon AP

15) Descon Expectorante

16) Dimetapp

17) Dimetapp Expectorante

18) Ceracol Plus

19) Ornatrol

20) Rhinex AP

21) Contilen

Solicito, pois, a todos que estejam utilizando qualquer medicamento da lista acima, que suspendam a medicação e procurem o seu médico para maiores detalhes.

Atenciosamente,

MAURICI ARAGÃO TAVARES
Médico do Trabalho
CRM.SP.33006


OBS: A resolução a que a mensagem se refere é a de número 96, de 8 de novembro de 2000, que trata de características prejudiciais da Fenilpropalamina, uma substância que era comum em medicamentos antigripais. A resolução existe. Está publicada no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pode ser encontrada aqui.


Contudo, segundo o médico (em declaração mais recente), vários dos medicamentos citados nesta lista não mais utilizam a Fenilpropalamina em suas fórmulas. Portanto, se você ou alguém de sua família já estiver ou um dia precisar ser medicado com algum item que esteja presente nessa lista: consulte o seu médico a respeito. Pesquise e comente sobre a resolução N. 96 com seus amigos e familiares. Fique de olho!


Fontes:
http://aptraducoes.blogspot.com/2007/10/sade-fenilpropalamina-enfim-uma.html
http://www.anvisa.gov.br/farmacovigilancia/spots/index.htm
http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1000744852,62650,

Postar um comentário

Postagens populares