sexta-feira, maio 29, 2009

"VOLP" MOSTRA COMO ESCREVER 340 MIL PALAVRAS DE ACORDO COM A NOVA ORTOGRAFIA


A entrada em vigor do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa deixou leigos e até mesmo especialistas cheios de dúvidas. A Academia Brasileira de Letras soluciona todas as perguntas e questões sobre a nova ortografia na nova edição do "VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa" (Global Editora, 2009), livro que registra a grafia correta de todas (ou quase todas) as palavras da Língua Portuguesa.

Já atualizado de acordo com as novas regras, o VOLP traz a consolidação oficial do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa pela Academia Brasileira de Letras. É um calhamaço de respeito: suas mais de 900 páginas registram a grafia, a pronúncia e a classificação gramatical de mais de 340 mil vocábulos e expressões do português, além de 1.500 palavras estrangeiras de uso corrente no país. O livro é referência oficial para exames e concursos realizados no Brasil.

Os vocábulos são apresentados em ordem alfabética. Para saber como qualquer palavra é escrita, basta procurá-la como se faz em um dicionário ou enciclopédia. Deste modo, consultas rápidas no VOLP permitem solucionar todas as questões sobre acentuação, uso do hífen, do "h", das letras "y" e "w" e outras dúvidas. O livro também esclarece a grafia correta de abreviaturas, siglas e outras formas reduzidas.

O VOLP soluciona até mesmo aquelas questões que estavam enlouquecendo linguistas e professores de português. O Acordo Ortográfico deixou brechas, por exemplo, na interpretação da grafia correta de palavras como "carboidrato", "bem-querer", "abrupto" e "sub-humano".

O VOLP registra que essas palavras podem ser escritas como acima e também de uma segunda maneira: "carbo-hidrato", "benquerer", "ab-rupto" e "subumano".

Folha Online
Postar um comentário

Postagens populares