quarta-feira, maio 06, 2009


MAIS 2 MENORES DE IDADE PODEM SER EXECUTADOS HOJE NO IRÃ

Apenas cinco dias após a execução de Delara Darabi, que foi condenada por um assassinato (que não cometeu) aos 17 anos, o governo do Irã já se prepara para a execução de mais dois menores de idade.

A notícia sobre a possível execução corre livre apesar do consenso internacional de que crianças, em função da imaturidade, impulsividade, vulnerabilidade e capacidade de reabilitação, não deveriam ser punidas com a perda de suas vidas, ainda que tenham sido condenadas por crimes graves.

Amir Khaleqi e Safar Angooti têm suas execuções marcadas para as 4 horas da manhã (horário do Irã), desta quarta-feira, dia 06 de maio. O agendamento destas execuções, apenas alguns dias após a execução de Delara Darabi, deixa claro que as autoridades Iranianas ignoram completamente a lei internacional que, sem exceções, bane a execução de indivíduos que foram condenados por crimes que cometeram antes dos 18 anos.

De acordo com o advogado dos rapazes, o Sr. Mohammad Mostafaie, Amir Khaleqi matou um homem durante uma briga em que ele se envolveu quando estava bêbado. Amir não lembra do incidente, mas sentiu tanto remorso ao saber o que fez, que ele mesmo foi até a polícia confessar o ocorrido. Na época, ele tinha apenas 16 anos. Amir foi condenado à morte, apesar das evidências de que ele estava fora de si, em consequência do alto nível de álcool em seu sangue.

Safar Angooti, por sua vez, foi condenado e sentenciado à morte aos 17 anos. De acordo com o jornal Etemad, em abril de 2008, Safar esfaqueou um rapaz que estava conversando com a garota que ele gostava. Safar alegou que não teve a intenção de matar o rapaz. 135 outros jovens
estão no corredor da morte no Irã.

Desde ontem, quando tomaram conhecimento do agendamento das execuções, membros da Anistia Internacional têm se mobilizado para protestarem em frente a embaixadas do Irã em todo o mundo, com a esperança de que a repercussão internacional evitará a morte dos meninos Amir Khaleqi and Safar Angooti.

Você também pode participar. Envie uma mensagem às autoridades iranianas, exigindo o fim da execução de crianças e jovens condenados no Irã.


Para tanto, clique aqui:
http://blog.amnestyusa.org/deathpenalty/two-more-child-offenders-face-execution-in-iran-tomorrow/
Postar um comentário

Postagens populares