sábado, maio 16, 2009

HOMOFOBIA: ORIGEM, CONTEXTO E CONSEQUÊNCIA



A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade, ou genericamente de modo pejorativo, qualquer expressão de crítica ou questionamento ao comportamento homossexual.

O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando as palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".

Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregado, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo.
No Brasil, além da Constituição de 1988 proibir qualquer forma de discriminação de maneira genérica, várias leis estão sendo discutidas a fim de proibirem especificamente a discriminação aos homossexuais.


Nesse contexto, destaca-se o Projeto de Lei nº 5003, de 2001, de autoria da deputada federal Iara Bernardi, que defende a punição da discriminação ou preconceito por orientação sexual, e que foi aprovado na Câmara dos Deputados em 23 de novembro de 2006, tendo sido encaminhado ao Senado Federal, onde recebeu o número PLC 122/06, ainda em tramitação. O projeto equipara a punição do crime de preconceito por raça ou cor, definido na Lei nº 7.716/89, havendo quem defenda sua inconstitucionalidade (mas também há defesa de sua constitucionalidade). Contudo, este projeto enfrenta oposição organizada, especialmente por grupos religiosos.

Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_dos_homossexuais_pelo_mundo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_LGBT_no_Brasil
http://jhonnyboyingyn.zip.net/images/homofobia.gif
Postar um comentário

Postagens populares