quinta-feira, abril 30, 2009

ESCALA DE ALERTA DA GRIPE SUÍNA = FASE 5

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta da gripe suína para cinco - um abaixo do estágio de alerta máximo da escala - e afirmou haver sinais de que uma pandemia da doença seja iminente. O nível cinco de alerta é acionado quando há transmissão da doença entre humanos em pelo menos dois países.

O país mais afetado continua sendo o México, em que houve 168 mortes suspeitas de terem sido causadas por gripe suína - oito delas foram confirmadas.

O segundo país mas afetado são os Estados Unidos, onde há 91 casos confirmados e onde houve a primeira vítima fatal fora do México, um bebê mexicano de 23 meses, que morreu no Estado do Texas.

Na Europa: Espanha, Alemãnha, Suíca e Austria já têm casos confirmados. Assim como Canadá, Peru, Nova Zelândia e Israel, que também confirmaram a existência de vítimas da gripe suína.

O Brasil tem pacientes que estão sendo monitorados por apresentarem sintomas suspeitos.

Brasil
O Ministério da Saúde do Brasil informou que há dois casos suspeitos no Brasil: um em São Paulo e outro em Belo Horizonte (MG).

Segundo o ministro José Gomes Temporão, esses dois pacientes já estão sendo tratados com fosfato de oseltamivir, que é um dos dois medicamentos recomendados pela OMS contra a gripe suína. Há ainda 36 casos em monitoramento.

Fonte:
Postar um comentário

Postagens populares