quinta-feira, abril 30, 2009


CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR A GRIPE SUÍNA

O contágio da gripe suína pode acontecer:

1) através do contato direto com porcos contaminados;
2) através do contato direto com objetos contaminados;
3) pelo próprio ar ambiente (o vírus se espalha no ar e atinge o organismo humano) através das vias aéreas tal qual a gripe comum.

Caso o governo do seu país já tenha confirmado casos de pessoas com a doença, faça um esforço para seguir à risca as seguintes dicas:

- Fique em sua casa o máximo de tempo possível;

- Caso realmente precise sair: evite lugares públicos, com grande concentração de pessoas (restaurantes, shoppings, shows, estações de metrô, universidades, escolas, ônibus, etc);

- Lave as mãos várias vezes ao dia, principalmente ao voltar da rua;

- Carregue na bolsa, e estoque em casa, pacotes de lenços descartáveis ;

- Mantenha as toalhas de rosto e de banho, assim como as roupas de cama, limpas e secas - troque e lave tantas vezes quanto for preciso;

- Caso identifique os sintomas da gripe suína (dor de cabeça, tosse, fadiga, dores musculares, febre = ou > 39º e, em alguns casos, vômito e diarréia) em você mesmo ou em familiares e amigos: procure conselho médico em hospitais ou postos de saúde o mais rápido possível.

OBS: Dois antivirais (Relenza, da GlaxoSmithKline, e Tamiflu, da Roche e Gilead Sciences) foram citados pela BBC Brasil como medicamentos que têm eficácia comprovada contra o vírus H1N1, causador da gripe suína.

OBS2: Segundo o ministro José Gomes Temporão, os dois pacientes que apresentam sintomas de gripe suína no Brasil já estão sendo tratados com fosfato de oseltamivir, que é um dos dois medicamentos recomendados pela OMS contra o vírus H1N1.

Fontes:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/04/090429_gripe2_rc.shtml http://noticias.br.msn.com/especial/gripe-suina.aspx?cp-documentid=19475229 http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/8025931.stm
Postar um comentário

Postagens populares